domingo, 22 de março de 2015

Instituto Terra Desenvolve Educação Ambiental a Nível Técnico.

Centro de Educação e de Recuperação Ambiental – CERA


Desde o início, os fundadores do Instituto Terra, Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, se mobilizaram para tornar o Instituto num pólo irradiador de uma nova consciência ambiental, baseada na recuperação e conservação florestal. E para implementar os componentes de educação e pesquisa, o Instituto Terra criou, em 19 de fevereiro de 2002, o Centro de Educação e Recuperação Ambiental (CERA).
Sua missão é contribuir para o processo de recuperação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica, em especial na região da Bacia do Rio Doce. Através do CERA as tecnologias desenvolvidas são difundidas, sendo estimulada uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento, visando potencializar a formação de agentes de transformação rumo ao desenvolvimento sustentável.
Até dez./2012, mais de 700 projetos educacionais já foram desenvolvidos para um público superior a 65 mil pessoas, de mais de 170 municípios do Vale do Rio Doce, entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, alcançando também os Estados da Bahia e Rio de Janeiro.

A estratégia do CERA é trabalhar o público que tenha importância acentuada para a recuperação e conservação ambiental local e regional, tais como: professores de escolas técnicas agrícolas e florestais; professores de escolas de ensino fundamental e médio; prefeitos, secretários de meio ambiente, lideranças políticas e, principalmente, os produtores rurais da região.
Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica
Inaugurado em agosto de 2004, foi criado o Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica para proporcionar a formação pós-técnica, teórica e prática, de técnicos agrícolas, ambientais e florestais. O objetivo desse núcleo é se tornar referência na capacitação de profissionais que possam atuar na recuperação de áreas degradadas, na restauração e valoração ambiental, além de fazer uso sustentável dos recursos naturais e de técnicas alternativas à produção, administração e manejo de propriedades rurais.
A construção da residência dos alunos e a aquisição de equipamentos contaram com a colaboração da Philips do Brasil e da Fundação Florindon, na Suíça. E o estudo para a criação do currículo do curso foi financiado pela International Finance Corporation (IFC).
Funcionando em regime de internato, a capacitação oferecida pelo Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica abre 10 vagas a cada ano. Os alunos ficam hospedados nos alojamentos e recebem alimentação, roupas e uma ajuda de custo mensal.
O investimento na formação de técnicos agrícolas orientados para a conservação e recuperação ambiental de Mata Atlântica visa atingir um público muito específico: os agricultores da região do médio Rio Doce, bem como empresas e Governo. É um dos meios que permite ao Instituto Terra replicar o conhecimento adquirido na recuperação da Mata Atlântica, incentivando um modelo de agricultura sustentável na região.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 
WWW.INSTITUTOTERRA.ORG 

2 comentários:

  1. Estamos acompanhando! Gostei da estrutura e da proposta.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sugiro textos menores. O mundo está muito rápido e queremos cada vez mais informações oferecidas de forma mais sintetizada.

    ResponderExcluir